Campanha global foca em segurança de vendas pela internet neste Natal
“A segurança em primeiro lugar” é o lema da campanha global coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), envolvendo 21 países, incluindo o Brasil. O objetivo dessa campanha é orientar os consumidores a fazerem escolhas seguras durante as compras de Natal online. No Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com o apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), liderará os esforços de orientação e fiscalização de produtos vendidos online.
A iniciativa baseia-se em uma análise realizada em 2021 nos países participantes, identificando a venda de produtos irregulares e inadequados para o comércio online, especialmente em marketplaces.
A Senacon alerta que a varredura realizada no território nacional revelou a comercialização de brinquedos banidos devido a riscos à segurança. Entre 2017 e 2019, brinquedos e jogos estavam entre os três principais grupos de produtos recolhidos em todo o mundo.
Para garantir a segurança dos consumidores, a campanha destaca a importância de verificar a regulamentação do Inmetro para alguns produtos, como:
**Brinquedos:**
– Verificação da faixa etária indicada, adequada à idade da criança.
– Confirmação da presença da certificação.
**Eletrodomésticos:**
– Selo de segurança: Existem 183 tipos de eletrodomésticos com o selo do Inmetro, indicando avaliação de segurança. Isso inclui aspiradores de pó, máquinas de cortar cabelo, lava-louças, batedeiras, processadores de alimentos, entre outros.
– Etiqueta de eficiência energética: Alguns eletrodomésticos devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia (por exemplo, geladeiras, televisores).
– Selo Ruído: Aparelhos mais ruidosos, como liquidificadores e secadores, devem exibir esse selo na embalagem, informando a potência sonora em decibéis e classificando os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso).